Buscar
  • Claudemir Antonio

CORTE A LASER‚ GRAVAÇÃO A LASER‚ CORTE EM ACRÍLICO.

Atualizado: 1 de Set de 2019

Corte e gravação a laser‚ aprenda resumidamente como funciona e para que serve.


O que é o corte a laser?


Em resumo podemos dizer que o corte a laser é um processo que usa um feixe de luz de alta potência para derreter o material de uma peça possibilitando o corte e gravação.


O corte a laser é a abreviação em inglês de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação‚ para simplificar‚ podemos fazer uma comparação com algo que muita gente já experimentou em casa ou na escola‚ que é a brincadeira de gerar fogo com uma lupa‚ o conceito é o mesmo‚ é amplificar a energia da luz a ponto de aquecer o material numa determinada região‚ assim como a brincadeira da lupa‚ que amplifica a luz do sol num ponto específico.


Esse feixe de luz é tão denso que derrete e faz o material evaporar‚ possibilitando não apenas o corte complexo de peças de diversos materiais como também a gravação através da regulagem de energia e profundidade.


Você deve estar se perguntando agora‚ essas máquinas e lasers são todos iguais? A resposta é não‚ com o avanço da tecnologia a tendência é surgir cada vez mais máquinas com lasers‚ atualmente o mercado oferece três principais tipos de laser para corte e gravação confira a baixo:

Gás laser ou Laser de CO²


Esse é o tipo de laser mais usado‚ é utilizado para corte de diversos materiais entre eles estão o acrílico‚ plástico‚ madeira‚ vidro‚ papel‚ têxteis‚ chapas e películas‚ couro e até pedra. O laser a gás é uma mistura de dióxido de carbono com outros gases como nitrogênio e hélio‚ o qual é estimulado eletricamente‚ seu comprimento de onda é de 10‚6 micrómetros‚ o que permite o trabalho com matérias não metálicos.

Laser de fibra


Esse é um laser mais complexo‚ pertencente ao grupo laser de estado sólido‚ onde é gerado um feixe de laser ou como é conhecido laser semente‚ amplificado com fibras de vidro especiais‚ o comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ sua intensidade é 100 vezes mais que o laser de CO²‚ o que permite muito mais precisão no corte‚ esse laser devido sua potência é indicado para corte de metais‚ mas também pode cortar outros materiais não metálicos.

Laser de Cristais ou Nd:YAG‚ Nd:YVO


Também é um laser de estado sólido‚ dessa categoria os lasers mais comuns são Nd: YAG (granada ítrio alumínio dopado com neodímio) e Nd: YVO (dopado com neodímio ítrio orto-vanadato)‚ seu comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ o mesmo comprimento do laser de fibra‚ a diferença é o custo de manutenção‚ esses tipos de lasers são mais caros e seu tempo de horas para manutenção varia de 8 a 15 mil horas enquanto que o laser de fibra é 25 mil horas para a manutenção ou troca de peças.


Apesar do tempo de uso e da manutenção os laser ainda são considerados equipamentos de baixa manutenção.

Descubras as vantagens do corte a laser.


O corte a laser é uma das tecnologias que possibilitaram o desenvolvimento de peças complexas com um custo muito baixo em relação as outras alternativas de corte.

As principais vantagens do corte a laser são em primeiro lugar a precisão e a capacidade de realizar cortes complexos antes feitas através de mais de um processo e inclusive com auxílio de trabalho manual‚ hoje com a capacidade de corte e controle programado via CNC é possível acelerar o processo e diminuir custo com ferramentais.


Ele apresenta uma qualidade de corte excelente em materiais como aço carbono‚ aço inox polido‚ acrílico‚ alumínio‚ madeira entre outros.


O corte é controlado via CNC o que permite um controle minucioso do corte‚ com até décimos de milímetro de precisão‚ sem arranhões e sem danificar a superfície da peça.

Os arquivos aceitos são diversos‚ como CAD‚ CDR entre outros formatos‚ o que torna o sistema muito versátil.


Caso o projeto sofra modificações durante a produção‚ basta apenas modificar o arquivo e ele já pode voltar a cortar‚ sem necessidade de criar um ferramental novo‚ pois a máquina a laser não utiliza ferramentas auxiliares para o corte‚ como é o caso de estamparias entre outras.


É uma tecnologia que permite o máximo de aproveitamento da peça‚ diminuindo o desperdício e ajudando o meio ambiente por consumir menos matéria prima.

É possível além do corte‚ realizar gravações na peça controlando a profundidade do corte isso graças ao controle de potência do laser e velocidade.


Ele possui uma enorme vantagem em relação a outros processos‚ como o puncionamento que requer muito mais tempo e possui ferramentas caras‚ e o Oxi-corte um processo que não possui muita precisão no corte e seu acabamento não é bom‚ outra comparação muito boa é com a estamparia‚ que é muito usada‚ porém não possui um bom aproveitamento da peça‚ também caso seja necessário uma alteração no projeto‚ por menor que seja‚ haverá um custo muito elevado para a confecção de ferramentais‚ enquanto que o processo a laser tem custo zero com ferramentais.


Em resumo o corte a laser é um processo que permite agilidade‚ precisão e economia.


Agora‚ se você esta procurando uma empresa para produzir seus projetos‚ suas peças‚ a Acriltec é a empresa que você procura‚ não só por entendermos do assunto‚ mas também por não termos medo de novos desafios. Muitas empresas negam o atendimento de projetos que saia um pouquinho do padrão‚ nos da Acriltec nos diferenciamos das outras pelo atendimento personalizado e por apresentar soluções eficazes e com preços competitivos e justo.

Gravação a laser.


A Gravação a Laser é um processo de produção que permite a remoção de material da superfície da peça deixando uma área em baixo relevo.


Utilizando o feixe de luz de alta potência‚ ou seja‚ o Laser‚ é possível de forma limpa e eficiente realizar a gravação de praticamente qualquer formato‚ seja linhas ou desenhos.


Como funciona: A máquina laser tem sua potência e posicionamento regulados para que o feixe de luz não ultrapasse a peça a ser gravada‚ permitindo o derretimento somente da superfície onde o ponto focal do laser esta e na profundidade definida.


A gravação a laser poder ser feita em praticamente qualquer material dependendo da potência da máquina‚ e em especial em acrílicos‚ plásticos e madeira.


Por ser uma gravação com laser‚ o acabamento é perfeito em comparação a outros processos como a fresagem que necessitariam muito mais tempo e a complexidade de produção seria maior‚ mas na realidade cada processo tem sua aplicação.


Itens mais delicados e complexos‚ com baixa dureza costumam ser feitos com laser‚ gravações complexas e de pouca profundidade tanto em materiais moles como duros também podem ser feitos com laser.


A gravação é usada em praticamente todos os ramos do mercado‚ desde medicina até engenharia‚ peças que precisam ser rastreadas muitas vezes recebem uma gravação a laser em sua superfície‚ placas de identificação‚ pdvs‚ displays em acrílico‚ expositores em acrílico entre outros.


É importante saber diferenciar a gravação da impressão‚ a gravação é a remoção do material da peça‚ deixando uma área em baixo relevo em relação a superfície ou o contrário depende do design. Enquanto que a impressão não remove o material mas acrescenta no caso uma tinta‚ há também a impressão que queima deixando uma marca‚ porém sem remoção do material aquecido.


A gravação também é muito utilizada no artesanato e na confecção de brindes como chaveiros‚ réguas e na indústria têxtil na gravação em couro.

Máquina de corte a laser.


Apesar de hoje em dia estar cada vez mais fácil adquirir uma máquina de corte a laser‚ tanto pelo preço‚ ou formas de pagamento‚ inclusive incentivo do governo ou financiamentos‚ o custo para se ter uma máquina é muito alto quando se trata de produção em pequena escala‚ pois envolve muito planejamento‚ sistema de ventilação‚ local apropriado etc.. Não sendo um investimento ideal para empresas que não tenham uma demanda de produtos alta‚ porem se sua produção for alta e sua empresa tiver condições financeiras de investir numa máquina pode ser um bom investimento.


Se sua empresa utiliza uma máquina para produção interna de peças e nesse tempo existir um período de ociosidade talvez seja uma boa ideia prestar serviços para empresas externas‚ uma forma de diminuir os custos com a máquina gerando receita através de terceiros.


É muito importante que se haja um planejamento antes de investir numa máquina de corte a laser‚ faça uma análise de produção‚ calcule o quanto você iria gastar com uma máquina e o quanto iria economizar‚ isso a curto e a longo prazo‚ com os resultados em mãos fica muito mais fácil tomar uma decisão.

Máquina de cortar mdf a laser.


Máquinas de cortar mdf a laser são as mesmas que cortam acrílico e outros materiais‚ a diferença está no tipo de laser‚ na sua potência e velocidade‚ e principalmente na sua área de corte‚ se você trabalha com MDF é muito importante encontrar uma máquina que corresponda ao tamanho da chapa que você pretende usar.


Os tipos mais comuns de máquinas são os que utilizam Gás laser ou Laser de CO²‚ que é o tipo mais utilizado no mercado‚ permite cortar mdf‚ plásticos‚ acrílicos entro outros‚ e o Laser de fibra‚ que é mais utilizado na metalurgia pois possui muito mais potência‚ o que permite o corte de metais com espessuras maiores‚ pois no Gás laser é limitado a espessura do material metálico dependendo da sua dureza.


Recomendamos que caso você deseje adquirir uma máquina dessa‚ que faça uma pesquisa detalhada das empresas que fornecem essas máquinas e solicitem a assistência de um profissional para tirar dúvidas mais complexas.

#impressaouv #impressaouvnoipiranga @adesivosstudiosouza www.adesivosstudiosouza.com.br (11)2274-2026

9 visualizações

011983417078

Rua Lord Cockrane, 470 - Ipiranga, São Paulo - SP

©2019 by impressãoUV-Corte-a-laser. Proudly created with Wix.com